quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Revista Limiana n.º 37


Abril de 2014
Capa:
Composição fotográfica alusiva aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Fotografia da Bandeira Nacional de José Pereira Fernandes
Fotografia da Bandeira de Ponte de Lima de Amândio de Sousa Vieira


Conteúdos

23 de Fevereiro de 2014 - Novos Ventos
Irene Vieira Rua

Saudação
Teresa Martina

Grandes Noites na Casa do Concelho de Ponte de Lima
António Sala

Casa do Concelho de Ponte de Lima comemora mais um aniversário
Assembleia-geral ordinária da Casa do Concelho de Ponte de Lima
Eleições na Casa do Concelho de Ponte de Lima
José Pereira Fernandes

Mensagem do Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima, Victor Manuel Prego de Castro

Primeira Grande Noite na Casa do Concelho de Ponte de Lima, com Henrique Feist e Nuno Feist

Os irmãos Nuno e Henrique Feist

Carnaval na Casa do Concelho de Ponte de Lima
Elisa Prego

Dia de Ponte de Lima

Concurso "Carta à Rainha D. Teresa" 2014

Ponte de Lima em alta com os fins-de-semana gastronómicos

Poema "Adeus, lampreia"
Recordando António Manuel Couto Viana
J. Mendeiros Pedro

Ponte de Lima na BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa

Prof. Doutor José Cândido de Oliveira Martins
Sócio Honorário da Casa do Concelho de Ponte de Lima

António Ferreira e a memória biográfica sobre o Cardeal Saraiva
José Cândido de Oliveira Martins

Dança...
Maria Francisca Abreu Lima Malheiro Reymão

Poesia Limiana: Amélia Janny
Selecção e nota biobibliográfica de Cláudio Lima

Martim Soares
Um dos primeiros poetas limianos
David F. Rodrigues

Arte Sacra de Ponte de Lima
São Julião - Escultura em madeira dourada e policromada do Século XVIII
Igreja Paroquial de São Julião de Moreira do Lima
José Velho Dantas

Obras de referência dos Museus Portugueses
Custódia de Belém - Museu Nacional de Arte Antiga

Homenagem aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Mensagem do General Chefe do Estado-Maior do Exército

Homenagem aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

Homenagem aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Mário Leitão

Percursos da Igualdade
Teresa Almeida

Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

Viana de antes e de agora
João Lima Barreto



Homenagem aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Mensagem do General Chefe do Estado-Maior do Exército


Tenente General Artur Pina Monteiro
Chefe do Estado-Maior do Exército

Graças ao convite endereçado pelo Exmo. Senhor Dr. José Pereira Fernandes, tenho a honra de, em meu nome e dos militares que servem o Exército Português, dirigir-vos esta curta mensagem, fazendo também ela parte da merecida homenagem que a Revista Limiana entendeu realizar aos cidadãos do Concelho de Ponte de Lima que deram a vida por Portugal na Guerra do Ultramar.
Referi-me a uma curta mensagem, pois, por mais longa e sentida que fosse, nunca seria suficientemente significativa para homenagear o sacrifício de quem pela Pátria tudo deu.
O Exército Português, fundado nas batalhas que deram origem à nação portuguesa, pela mão de D. Afonso Henriques, esteve sempre presente nos momentos históricos dos quase 900 anos da nossa existência colectiva. Ao longo desses 9 séculos, são inúmeros, e quase todos anónimos, os portugueses que, quando o momento o exigiu, não hesitaram em dar o melhor de si por um valor mais elevado que a sua própria vida: a defesa da Nação.
Os cidadãos limianos tombados em África durante a Guerra do Ultramar passaram a fazer parte daqueles que deram a sua juventude e a sua vida em nome de Portugal, juntando o seu nome aos heróis que fundaram e mantiveram a nacionalidade portuguesa.
A homenagem agora realizada pela Revista Limiana é, por isso, da mais elementar justiça, sendo um orgulho, para nós militares, sermos os herdeiros da memória de todos os bravos combatentes que caíram na defesa da nossa Pátria.
Como General Chefe do Estado-Maior do Exército, asseguro-vos que a memória dos nossos heróis nunca será esquecida, e tudo faremos para que sejamos merecedores de pertencer ao mesmo Exército daqueles que, pelos feitos valorosos, se libertaram da lei da morte, pois os seus nomes farão sempre parte da história do nosso Portugal.
Bem hajam.
Artur Pina Monteiro
N. D.
Posteriormente ao envio desta mensagem à Revista Limiana, o General Artur Pina Monteiro foi nomeado Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, cargo em que foi empossado pelo Presidente da República, em 7 de Fevereiro de 2014.




Homenagem aos Militares Limianos falecidos no período da Guerra do Ultramar
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima


Eng.º Victor Mendes
Presidente da C. M. de Ponte de Lima

Muito dificilmente, mesmo junto das gerações mais novas, a Guerra do Ultramar passa despercebida a qualquer português, tendo em conta que, directa ou indirectamente, a memória traz sempre um acontecimento ou uma história que teima em não se deixar apagar, tornando-se um marco de referência principalmente para os muitos que continuam a contar o que por lá se passou, pelo facto de a terem vivido e sentido na pele.
De igual modo, todas as vezes que se realiza uma homenagem aos que nela pereceram, ao serviço de Portugal, o silêncio e a introspecção que a mesma obriga, aliados a uma profunda meditação e ao implícito e devido respeito, forçam-nos a pensar no orgulho que devemos ter pelos nossos conterrâneos que deixaram o seu sangue, alguns deles perdendo a vida, em terras de África.
Não pode, nunca, o Município de Ponte de Lima alhear-se às justas homenagens que são feitas aos ex-combatentes do Ultramar, fazendo sempre parte das mesmas, na firme convicção que honrar os mortos é um exemplo de dignidade dos vivos, usando o exemplo daqueles como marca e referência para os nossos filhos e netos.
Devemos, por isso, sentir orgulho em pertencer à mesma cepa de homens e mulheres que viveram a Guerra do Ultramar sem virar a cara ao dever e, como escreveu esse grande conterrâneo, o General Norton de Matos, em palavras que estão também fundidas no memorial aos mortos na Guerra do Ultramar, na velha Torre da Pólvora junto ao Paço do Marquês, que servem para os dias de hoje, “que a vossa principal tarefa seja o engrandecimento da Pátria, dignificando-a…”.
Que saibamos dignificar a Pátria, a Terra que nos viu nascer e que o exemplo dado pela revista “Limiana”, tão louvável quanto necessário, seja seguido por todos, na certeza de que os Limianos nunca voltaram as costas quando o dever e Portugal os chamaram, pois estou certo que houve gente de Ponte de Lima em todos os conflitos bélicos a que Portugal esteve ligado nos séculos de História que marca o passado do país.
Como este tipo de manifestações não são demais, devemos aprender com elas, com a História, de maneira a encarar o futuro, evitando alguns erros do passado.
O futuro Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, que conta com o apoio do Exército Português, contribuirá sobremaneira para essa tão necessária aprendizagem e para um conhecimento aprofundado da participação limiana em distintos conflitos, ajudando-nos a percepcionar melhor o desenvolvimento da sociedade da qual fazemos parte.
Que esse conhecimento contribua perpetuamente para enaltecer a força e a entrega desses Heróis que deram a vida por Portugal na Guerra do Ultramar.
Aos familiares, camaradas de armas e amigos, um sentido e fraterno abraço do
Victor Mendes