quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Revista Limiana n.º 38


Junho de 2014
Capa:
Ovídio da Fonte Carneiro - Arquitecto, Pedagogo e Pintor Limiano


Conteúdos

Tributo a Ovídio da Fonte Carneiro, Arquitecto, Pedagogo e Artista Limiano
José Pereira Fernandes

Celebração da Páscoa na Casa do Concelho de Ponte de Lima
Irene Vieira Rua

O Cinema na Casa do Concelho de Ponte de Lima

Maria Brandão - Uma poetisa no esquecimento?
Cláudio Lima

António Manuel Couto Viana:
o Poeta que repudiou baixa política e golpes partidários
Ricardo de Saavedra

António Manuel Couto Viana:
Para quem o futuro se chama esperança e para quem Portugal é eterno
(Entrevista de António Maria Zorro a A. M. Couto Viana publicada no jornal aRua, em 22 de Novembro de 1979)

João Marcos: Biografia e Bibliografia
Novo livro de Cláudio Lima
David F. Rodrigues

O Itinerário do Escritor Teixeira de Pascoaes
António Cândido Franco

Poema "Namorados"
Ricardo de Saavedra

O Beato Bartolomeu dos Mártires e a Igreja Matriz de Ponte de Lima
Alberto A. Abreu

Arte Sacra de Ponte de Lima
Nossa Senhora do Pilar - Escultura em madeira dourada e policromada do Século XVII - Capela do Espírito Santo - Moreira do Lima
José Velho Dantas

Arquitecto Ovídio Carneiro - Ensaio Biográfico
Mário Leitão

Ovídio Carneiro - jovem pintor limiano
(Artigo de Ricardo de Saavedra publicado no suplemento cultural "Bazar" do jornal "A Voz", de 16 de Fevereiro de 1963, reproduzido no jornal "Cardeal Saraiva", de 8 de Março de 1963)

Testemunho do Mestre Gil Teixeira Lopes sobre Ovídio Carneiro
José Pereira Fernandes

Desenhos de Figura e Ornato de Ovídio Carneiro seleccionados pelo Mestre Gil Teixeira Lopes

O ensino artístico na Casa Pia de Lisboa
João Louro

Arquitecto Ovídio Carneiro
Sócio Honorário da Casa do Concelho de Ponte de Lima

10.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Eva Barbosa (textos)
Amândio de Sousa Vieira (fotografias)

Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho
Joaquim Pinto

Mordoma da freguesia de Vila Franca homenageia Ponte de Lima na Festa das Rosas
Amândio de Sousa Vieira



Tributo a Ovídio da Fonte Carneiro,
Arquitecto, Pedagogo e Artista Limiano


Ovídio da Fonte Carneiro, 
aluno da Casa Pia de Lisboa, com 15 anos de idade

Depois dos tributos prestados a grandes Figuras Limianas, como Júlio de Lemos, Cardeal Saraiva, António Feijó, António Manuel Couto Viana, D. Carlos Martins Pinheiro, João Marcos, Teófilo Carneiro, Luís de Sousa Dantas, Rúben Brandão, Embaixador João de Sá Coutinho, Padre Manuel Gomes Dias, Delfim Guimarães, Carlos Lima, Cónego Manuel José Barbosa Correia e João de Abreu de Lima, citando apenas aquelas que foram tema de capa, a revista Limiana presta neste número justa homenagem a Ovídio da Fonte Carneiro, Arquitecto, Pedagogo e Artista Limiano, a cujo nome estão indelevelmente ligadas duas grandes Instituições: a Oficina de S. José, de Ponte de Lima, onde frequentou parte da Instrução Primária, e a Casa Pia de Lisboa, que lhe abriu as portas do Ensino Superior.
Dotado de uma formação humana exemplar, Ovídio Carneiro soube manter ao longo da sua vida o sentimento nobre de gratidão pelo apoio que recebeu nestas duas Instituições, bem expresso em gestos simples como a oferta ao Director e Fundador da Oficina de S. José, Cónego Barbosa Correia, em 1955, do belo desenho representando uma alegoria sobre esta relevante Instituição Limiana, ou a oferta à Casa Pia de Lisboa de valiosas obras de arte igualmente da sua autoria, como os retratos de Albino Vieira da Rocha, Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e primeiro Presidente da Assembleia-Geral do “Casa Pia Atlético Clube”, de Catalina Pestana, Ex-Provedora da Casa Pia, e de Pina Manique, fundador desta Instituição, à qual o nosso País tanto deve.
Igualmente representativas dessa gratidão, foram as palavras emocionadas que Ovídio Carneiro proferiu no primeiro encontro de antigos alunos da Oficina de S. José, em 15 de Agosto de 1971, no qual foi prestada homenagem ao seu fundador, revelando todo o seu apreço pela primeira instituição que o acolheu ao afirmar que “quando é o coração que fala, tudo se torna mais fácil”. Dirigindo-se à saudosa Professora Alzira Pacheco, que também eu tive o privilégio de ter como professora e educadora na Oficina de S. José, Ovídio Carneiro reconheceu e agradeceu o quanto lhe ficou a dever pela forma como o preparou para enfrentar os desafios do futuro, não esquecendo as muitas pessoas que apoiaram e acompanharam a criação desta notável Instituição Limiana, a quem dirigiu também palavras de gratidão por nos terem proporcionado “aquilo que nós somos hoje na vida”.
Estas e tantas outras qualidades evidenciadas por Ovídio Carneiro ao longo da vida, como a sua “forte personalidade desprendida em relação aos bens materiais”, traduzem fielmente as qualidades que, aos quinze anos de idade, já lhe eram reconhecidas pelo General Norton de Matos na sua carta de 24 de Setembro de 1953, a que tive acesso no Arquivo Histórico da Casa Pia de Lisboa, onde o jovem Ovídio era apresentado como possuidor de “notáveis qualidades artísticas e de inteligência, de boa índole, bem educado e muito simpático pelo seu porte e maneiras”.
O apoio inexcedível prestado ao longo do tempo em que foram preparados os conteúdos deste número da Limiana sobre Ovídio Carneiro justifica um agradecimento público ao Dr. João Louro e à Dr.ª Luísa Monteiro, do Centro Cultural Casapiano, criado quando era Provedor da Casa Pia de Lisboa o Dr. Luís Martins Rebelo, à Dr.ª Emília Rangel e ao Dr. Miguel Baena, do Arquivo Histórico da Casa Pia, a Hélder Tavares e a Carlos Correia, da Biblioteca-Museu Luz Soriano, a Virgínio Mendes, Editor do jornal “O Casapiano” e, naturalmente, ao Dr. Mário Leitão, colaborador incansável desta revista desde o primeiro número.
É ainda devido um pedido de desculpa a Ovídio Carneiro pelas omissões deste trabalho, só justificadas pelo facto de ter sido produzido sem o seu conhecimento prévio. Esperamos, no entanto, que este contributo possa constituir um estímulo para um estudo aprofundado da sua vida e obra e um incentivo para que o Município de Ponte de Lima promova uma exposição retrospectiva sobre a obra notável deste Grande Mestre Limiano.
José Pereira Fernandes



Alegoria representando a Oficina de S. José, de Ponte de Lima
Desenho oferecido em 1955 por Ovídio Carneiro
 ao seu Fundador e primeiro Director, Cónego Barbosa Correia
Imagem do Arquivo de Amândio de Sousa Vieira


Aguarela de Ovídio Carneiro, pintada quando aluno da Casa Pia, representando os alunos desta Instituição a desfilarem em frente ao Mosteiro dos Jerónimos
Colecção da Casa Pia de Lisboa (Biblioteca-Museu Luz Soriano)

Fotografia de José Pereira Fernandes



Retrato a óleo de Pina Manique
pintado por Ovídio Carneiro em 1983
Colecção da Casa Pia (Biblioteca-Museu Luz Soriano)
Fotografia de José Pereira Fernandes