sábado, 8 de novembro de 2008

Revista Limiana n.º 6



Fevereiro de 2008
Capa:
Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima, inaugurada em 8 de Outubro de 1901, pelo Príncipe D. Luís Filipe
Fotografia de Amândio de Sousa Vieira


Conteúdos:
Concurso de Fotografia Digital “Reflexos”

Opinião dos Leitores

Editorial: Em jeito de balanço
(José Pereira Fernandes e Irene Vieira Rua)

Um adeus ao Rio Lima
(poema inédito de Amândio Sousa Dantas)

21.º Aniversário da Casa do Concelho de Ponte de Lima
(José Pereira Fernandes)

Grupo de Música Popular da Feitosa

Assembleia-geral da Casa do Concelho de Ponte de Lima
(José Pereira Fernandes)


Homenagem aos Sócios Fundadores das CCPL
(José Pereira Fernandes)

Grupo das Janeiras da Casa do Concelho de Ponte de Lima
(Carla Pires)

Solares de Portugal – A Quinta da Roseira
(Turihab)

Lançamento do livro “Solares de Portugal”

Página Literária – Poetas Limianos: José Sousa Vieira
(Cláudio Lima)

Mais um Livro do Médico Limiano João Pimenta

Lançamento do Livro “Ponte de Lima – Uma Vila Histórica do Minho”

Agenda Cultural de Ponte de Lima

Súmula sobre a Casa de Bragança
(Rui Delgado)

Visita de D. Luís Filipe a Ponte de Lima – Inauguração da Avenida dos Plátanos
(Almanaque de Ponte de Lima de 1933)

António Feijó e o Regicídio
(José Sousa Vieira)

Roteiro Turístico da 2.ª Invasão Francesa
(Teresa Martins)

A Orquestra de Vitorino das Donas
(João Maria Carvalho)


Freguesias do Concelho de Ponte de Lima – Cabração, 800 Anos de História
(Adelino Tito de Morais)

Nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo


Editorial
Em jeito de balanço
Com este número, inicia-se o segundo ano da Revista Limiana, projecto editorial inédito no âmbito do associativismo regionalista, desenvolvido pela Casa do Concelho de Ponte de Lima.
Fazendo um balanço, necessariamente breve, do primeiro ano da revista e confrontando o trabalho realizado com os objectivos a que nos propusemos, não podemos deixar de considerar o resultado como positivo, opinião igualmente partilhada e manifestada por muitos dos nossos leitores.
Conforme se fez constar do Estatuto Editorial, publicado no primeiro número, correspondente aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2007, a Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo pretendia, através do texto e da imagem, constituir-se como órgão informativo da Casa do Concelho de Ponte de Lima, procedendo, nomeadamente, à divulgação das suas iniciativas e actividades; constituir-se como órgão informativo dos mais importantes e significativos acontecimentos de âmbito nacional ou regional que, pela sua especificidade, interessem especialmente ao público-alvo da revista; constituir-se como órgão de divulgação da cultura e de promoção do turismo especialmente direccionado para as regiões do Minho e de Lisboa, onde reside a grande maioria dos seus leitores.
Cumprindo esses objectivos, divulgámos, ao longo do primeiro ano da revista, as iniciativas e actividades mais importantes da CCPL, com destaque para as comemorações do seu 20.º Aniversário, o lançamento do CD com o Hino a Ponte de Lima e o Hino da Casa do Concelho de Ponte de Lima, o Festival Nacional de Folclore em homenagem a Pedro Homem de Melo, as actuações do Rancho Folclórico e do Grupo de Cavaquinhos e a recriação, em Lisboa, de diversas tradições do Alto Minho.
Relativamente à cultura e ao turismo, falámos sobre teatro, escritores, poetas e artistas limianos; divulgámos poesia inédita, obras literárias e outras publicações; divulgámos grandes eventos culturais em Ponte de Lima e em Lisboa; falámos de festas, romarias e tradições limianas; iniciámos a publicação trabalhos abrangentes sobre as freguesias do Concelho de Ponte de Lima; divulgámos a gastronomia limiana; enfim, promovemos o turismo divulgando solares de Ponte de Lima afectos ao turismo de habitação, o Parque Biológico de Bertiandos, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e outras preciosidades da terra limiana.
Tudo isto acompanhado por imagens, reconhecidamente de excelente qualidade e grande beleza, como foi o caso da capa da primeira revista, da autoria do Arquitecto limiano Ovídeo Carneiro, sempre presente na nossa retina, tamanha é a sua força e simbolismo!
Estamos convictos de que esta publicação é motivo de orgulho não só para os associados da Casa do Concelho de Ponte de Lima, a quem é distribuída gratuitamente, mas também para a comunidade limiana em geral. Esta convicção é a força motriz que impulsiona o nosso trabalho e o de todos quantos lhe dedicam uma parte substancial do seu precioso tempo!
Por ser de inteira justiça, importa referir aqui, neste momento de breve balanço, que o êxito da Revista Limiana só é possível devido à excelência e disponibilidade dos nossos colaboradores, a quem dirigimos um MUITO OBRIGADO.
Agradecemos também à Câmara Municipal de Ponte de Lima, pelo estímulo e apoio prestado, bem como aos nossos patrocinadores, cujo apoio se revela essencial para a viabilização deste projecto.

José Pereira Fernandes
Irene Vieira Rua
-