segunda-feira, 14 de março de 2016

Ad perpetuam rei memoriam 
Na hora da despedida

José Pereira Fernandes

A Revista LIMIANA, que, com o 40.º número, referente ao mês de Dezembro de 2014, completou oito anos de publicação regular e ininterrupta, nasceu de um projecto que idealizei no início do ano de 2006, que foi sendo amadurecido ao longo desse ano e que viu a luz do dia em Fevereiro de 2007, associado a três outros projectos com que também ousei sonhar: a composição de um hino para a Casa do Concelho de Ponte de Lima (CCPL), a sua gravação em CD ao lado do hino a Ponte de Lima, do qual não existia qualquer registo fonográfico anterior, e a realização de um espectáculo que comemorasse com grande dignidade a passagem do 20.º aniversário da CCPL.
Recebida inicialmente com grande apreensão e algum cepticismo, esta proposta viria a ser aprovada por unanimidade pelos membros da Direcção da CCPL, cujos nomes é de inteira justiça recordar, para memória futura: José Pereira da Silva (Presidente da Direcção), Carlos Alberto Teixeira Pires Trigo, João Martins Amorim, José António Silva, Manuel Martins Velho, Nuno Paulo Afonso Rodrigues e Serafim Pereira Dantas.
O hino à CCPL foi composto com a preciosa colaboração de Cláudio Lima, Joaquim Mendeiros Pedro e Nuno Osório, foi gravado em CD ao lado do hino a Ponte de Lima, com a participação da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e do Orfeão Limiano, e o 20.º aniversário da Casa do Concelho de Ponte de Lima foi assinalado com um memorável espectáculo, que teve lugar no Fórum Lisboa, em 24 de Fevereiro de 2007, preenchido com a actuação do Rancho Folclórico e do Grupo de Cavaquinhos da CCPL, do Orfeão Limiano e da Banda Sinfónica da PSP, espectáculo que viria a ser assim evocado pelo então Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Daniel Campelo, no primeiro número desta revista:
"Mais como limiano do que como Presidente da Câmara, senti correr-me nas veias o sangue de verdadeiro amor à terra onde nasci, com a maravilhosa jornada de limianismo protagonizada por centenas de pessoas que no Fórum Lisboa assistiram ao espectáculo do 20.º aniversário da Casa do Concelho, em 24 de Fevereiro transacto".
Com mais de 1.800 páginas publicadas, a LIMIANA (editada entre 2007 e 2014) foi fruto de um trabalho sério e rigorosamente "pro bono" ao serviço da Cultura e do Limianismo, desenvolvido pela sua direcção e por um grande número de colaboradores que, com grande empenho e sentido de responsabilidade, transformaram esta revista numa publicação cultural de referência, provavelmente sem paralelo no panorama editorial português.
Decorridos os oito anos em que tive o privilégio de dirigir esta revista, o que me proporcionou uma experiência largamente enriquecedora, considerei que era chegada a hora de convocar outros limianos para prosseguirem o exercício desta cidadania activa em prol da difusão da nossa Cultura, especialmente da Cultura Limiana, tendo anunciado esta decisão à Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima com cerca de um ano de antecedência, para que, com tempo e ponderação, fosse encontrado um novo director que reunisse as condições adequadas para dar continuidade a este projecto.
A todos os colaboradores que, com a sua participação cívica ímpar e exemplar, deram um contributo de valor inestimável para o crescimento e consolidação deste projecto editorial, deixo, na hora da despedida, a minha mais profunda gratidão, bem como algumas das muitas palavras de elevado apreço dos leitores, que nos deram imenso conforto e que lhes são também especialmente dirigidas:

A LIMIANA na opinião dos leitores

- Esta revista “vai voar como o vento” pelas mãos de todos os pontelimenses residentes na capital e por todos os amigos da Casa do Concelho de Ponte de Lima. (Eng.º Daniel Campelo, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Fevereiro de 2007)

- Acuso a recepção do n.º 1 da revista LIMIANA, que se apresenta com uma linda capa, boa fotografia, boa qualidade do papel e, também, ordem e qualidade da informação. Apresenta-se muito equilibrada na extensão das notícias e artigos e tem um “bom ler”. Mais uma vez apresento os meus parabéns ao distinto director pelo empenho com que quis, mais uma vez, difundir e escrever bem alto o nome de Ponte de Lima. (Dr. João Maria Carvalho, Março de 2007)

- Quero agradecer, em nome do Município, ao Dr. José Fernandes a ajuda que deu à Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima na realização das comemorações do 20.º aniversário e, acima de tudo, o excelente trabalho que tem efectuado na excelente revista que tem saído e que muito nos orgulha. (Eng.º Victor Mendes, então Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, 17.06.2007)

- A revista LIMIANA veio ocupar um espaço vazio. Através dela, as gentes limianas na Capital têm a oportunidade de se reencontrarem nas palavras. (…) A revista é, para além do mais, um elo de ligação na divulgação da sua cultura, das suas festas, das suas gentes, da sua gastronomia, eventos e jardins. (…) Estão de parabéns a Casa do Concelho de Ponte de Lima e a direcção da revista. (José Ernesto Costa, Sócio Fundador da Casa do Concelho de Ponte de Lima, Julho de 2007)

- Nos 20 anos da sua fundação, a Casa do Concelho de Ponte de Lima, em Lisboa, deu um importante passo no seu currículo de actividades. Consistiu na edição e lançamento da sua revista LIMIANA. (…) Impressa em magnífico papel e profusamente ilustrada, constitui esta revista um rico cartaz do turismo, da vida e dos saberes e sabores pontelimenses. Ao seu director e aos seus colaboradores, (…) auguramos uma auspiciosa caminhada. (António de Sousa Araújo, correspondente da Academia Portuguesa de História, 26.08.2007)

- Tenho recebido regularmente a revista LIMIANA. Tudo o que diz respeito à nossa terra, visto daqui, me emociona, levando-me às lágrimas, pelo sentimento de saudade despertado pela leitura de um artigo ou de uma foto, onde busco, em cada nome, em cada lugar, algo que me leve por pensamento até lá. Do ponto de vista gráfico também é de qualidade. E têm óptimos fotógrafos. (Francisco Calçada Fernandes, São Paulo – Brasil, Dezembro de 2007)

- Venho, pela presente, felicitá-lo pela valiosa revista que dirige e que em muito contribui para a nossa história e cultura limiana (José dos Santos da Costa Lima, 07.02.2008)

- Parabéns pela magnífica revista. (Fernando Aldeia, 23.06.2008)

- Agradecemos e felicitamos V. Ex.ª pela excelência evidenciada na revista LIMIANA que teve a amabilidade de nos enviar. Parabéns pelo apelativo e funcional formato no âmbito do qual coexistem harmoniosamente interfaces visuais e informativas conducentes a uma eficiente compreensão do espectro global dos resultados apresentados. (Dr.ª Cristina Mendes, dirigente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E. R., 11.06.2009)

- (…) É nome de revista, regionalista e literária, ponto de encontro com a nossa gente que em Lisboa, cidade sempre distante, faz a sua vida. Através dela transmitem sentimentos que nós, privilegiados por vivermos junto ao Lima, nem sempre sentimos com igual intensidade. Nasceu em Janeiro de 2007, com uma bonita capa da autoria do Arq.º Ovídio Carneiro. O seu n.º 1 é já uma pequena jóia procurada por muitos amigos da nossa cultura. (Amândio de Sousa Vieira, in “O Anunciador das Feiras Novas”, Ano XXV, 2008, pág. 176)

- Como prometido, junto envio o trabalho sobre Sophia. Espero que goste e mereça publicação na (…) maravilhosa revista. (Fernando Aldeia, 20.08.2009)

- Gostava imenso de adquirir a LIMIANA n.º 16 e, ao mesmo tempo, saber quais as condições de assinatura da mesma. Bem hajam pela iniciativa. A revista tem uma qualidade muito boa senão excelente. Parabéns. (Júlio Vilar Pereira Pinto, 03.02.2010)

Mis felicitaciones más cordiales a todos por este trabajo tan grande como es LIMIANA (Jose Javier Rubianes, Pontevedra – Espanha, 25.10.2010)

- É com muito orgulho e satisfação que continuo a receber e a saborear a nossa revista LIMIANA e continuo a estimá-la pelo suporte, sempre de qualidade, e pelo conteúdo, profundo e diversificado. (Dr. João Maria Carvalho, 30.12.2010)

- Esta revista que nos é entregue bimestralmente é hoje, seguramente, do ponto de vista cultural, uma referência em Ponte de Lima. Esta revista tem, efectivamente, uma qualidade acima da média. (…) A revista LIMIANA faz já parte da história cultural do nosso Concelho, sendo, e estou convencido de que continuará a ser, um grande contributo para aquilo que é a nossa identidade cultural. (…) E quero dizer-vos ainda que os seus colaboradores, do ponto de vista cultural, do ponto de vista científico, têm um enorme valor. Esta revista é hoje uma marca que faz parte da Casa do Concelho, que dignifica muito a Casa do Concelho e, acima de tudo, que dignifica o Concelho de Ponte de Lima. (Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, 13.02.2011)

- Acabo de receber (…) os dois números, 22 e 23, da LIMIANA, excelente revista (…). Se a sua fundação foi oportuníssima, como já tive ocasião de dizer, a sua manutenção – e eu sei as dificuldades com que esta função arrosta – colocou-a ao nível do imprescindível: variada, simultaneamente leve e profunda, com uma excelente (e difícil) selecção de colaboradores, muito bem ilustrada. (…) Retomo o que afirmei sobre a selecção temática, para me permitir a observação sobre a justiça dos temas de capa, que, por uma sages gestão do espaço, nunca vão além da justa evocação, sem que se desfaça o equilíbrio do conjunto. (Dr. Alberto Antunes de Abreu, 19.07.2011)

- Acabo de receber hoje o número mais recente da revista "Limiana". Folheia-a apenas, com imenso agrado, sobretudo as páginas dedicadas à evocação do saudoso embaixador João Sá Coutinho, com um variado e eloquente conjunto de fotos. Belo serviço, portanto, da revista à nossa cultura limiana! (Prof. Doutor José Cândido de Oliveira Martins, 17.10.2012)

- Quero voltar a dar-lhe os parabéns pela belíssima edição da revista LIMIANA e agradecer todo o empenho na preparação desta edição na parte dedicada ao meu Pai. Ficará bem guardada, como uma digna homenagem e recordação. (Dr.ª Rosário Sá Coutinho, 15.10.2012)

- Deixo uma palavra de enorme satisfação face ao trabalho por vós realizado e desejo que o mesmo continue por muitos bons anos. (Luís Filipe Gonçalves Rodrigues, 11.12.2012)

- Venho agradecer, muito penhorado, em meu nome e da minha Família, a iniciativa dessa Revista, no presente número de Fevereiro, homenagear o meu Avô Delfim Guimarães, em excelente tratamento literário e jornalístico. (…) O nosso muito obrigado, reconhecendo esse óptimo trabalho de divulgação e tratamento da cultura limiana e das suas gentes. (Dr. Francisco Guimarães Cunha Leão, 18.02.2013)

- Agradeço os exemplares da revista LIMIANA que, após minha leitura e consulta, e dado o seu manifesto interesse, coloquei à disposição de todos os utentes da Sala de Leitura do Centro Cultural de Belém. (Vasco Graça Moura, 18.02.2013)

- Recebi hoje pelo correio o n.º 32 da LIMIANA e já tive o prazer de a folhear. A grande e agradável surpresa é o espaço concedido à figura do Dr. Carlos Lima, um ilustre desconhecido para muita gente de Ponte de Lima. Deste modo, a revista cumpre a nobre função de destacar e dar a conhecer figuras maiores da cultura limiana, de relevo indiscutível. Parabéns por mais este trabalho extenso e cuidado. (Prof. Doutor José Cândido de Oliveira Martins, 02.04.2013)

- Venho acusar a recepção e agradecer os números da revista LIMIANA. Permita-me dar-lhe os parabéns pela grande qualidade da publicação e agradecer-lhe em me ter aí acolhido (Dr. Augusto Lopes Cardoso, Ex-Bastonário da Ordem dos Advogados, 03.04.2003)

- Agradeço o gentil envio dos números 31 e 32 da revista LIMIANA, que muito apreciei. Felicito-o por manter vivo um projecto cultural tão significativo e pela justa homenagem ao cidadão distinto que o Dr. Carlos Lima é. (Dr. Fernando Nogueira, 11.04.2013)

- A qualidade gráfica da revista LIMIANA e, sobretudo, o seu conteúdo, são excelentes, e só me penitencio por não ter seguido a indicação que há anos me deu o António Manuel Couto Viana – meu conterrâneo, parente e amigo – de fazer a sua assinatura. (Arq.º Carlos Carvalho Dias, 30.09.2013)

- Esta revista LIMIANA está óptima. Uma edição para guardar! Dignifica Ponte de Lima, mas sobretudo o regionalismo em Lisboa. Senti orgulho. A reportagem especial sobre o Dr. João Abreu Lima é uma homenagem justíssima. (Isabel Vitorino Mendes, 28.11.2013)

- Recebi no início desta semana mais um belo número da revista LIMIANA, que muito lhe agradeço. Só hoje, sábado, pude começar a ler alguns dos textos com algum vagar, sobretudo os da oportuna e justíssima homenagem ao Dr. João de Abreu de Lima. Os vários testemunhos são eloquentes e formam um digno louvor desta figura maior da nossa terra. Por tudo isto, parabéns mais uma vez por este trabalho de elevada qualidade cultural, que muito dignifica a cultura limiana, dentro e fora do nosso concelho. (Prof. Doutor José Cândido de Oliveira Martins, 30.11.2013)

- Que nunca faltem as condições mínimas para prosseguir o ideal limiano que esta revista tão bem representa e promove. (Cláudio Lima, 24.12.2013)

- Gostaria de passar a ser assinante da vossa magnífica revista – seguramente uma das melhores do Norte do País. (Sebastião Sá Coutinho de Sampaio e Mello, 22.03.2014)

- A revista LIMIANA não pára de me surpreender. Não pela qualidade, que essa se mantém sempre num nível muito elevado, mas pelas ideias inovadoras. A “Homenagem aos Militares Limianos Falecidos no Período da Guerra do Ultramar” é uma delas. Se todos os concelhos deste País fizessem o mesmo, teríamos uma memória, bem documentada, do que foi o sacrifício do povo português por aquele que era, na altura, um objectivo nacional. (Luís Rebelo, 16.04.2014)

- Mais uma vez muito obrigado pelo envio da última LIMIANA, que novamente me surpreendeu. Sempre que a recebo, avivam-se as memórias que guardo do meu Pai, que tanto apreciava a revista pelo alto nível que conquistou e manteve e que sempre apoiou até à hora da morte. Bem-haja! A surpresa do n.º 38 foi a recuperação que fez da entrevista de António Maria Zorro, onde se esclarece a posição política de António Manuel Couto Viana, tantas vezes posta em causa por políticos e governantes tendenciosos ou pouco instruídos. (…) É nestes pontos que reside a grandeza da LIMIANA, quando com isenção e honestidade intelectual defende os interesses sócio-culturais da terra que lhe dá o nome. (Juan Soutullo, 08.06.2014)

- (…) Devo salientar que a última revista é das melhores que tenho lido, com variedade de temas, textos bem esgalhados e de inegável interesse histórico, onde Ponte de Lima confirma os foros de cidadela cultural do Alto Minho. (…) O seu empenho e dedicação, o seu rigoroso critério de selecção de temas e colaboradores, a sua isenção e independência, têm sido timbre de um trabalho difícil de superar. (Ricardo de Saavedra, 09.10.2014)

- Parabéns sinceros pelo magnífico último número da revista que tão bem dirige (Dr. Francisco Abreu Lima, Sócio Fundador e Sócio n.º 1 da Casa do Concelho de Ponte de Lima, 20.10.2014)

- Foi com muita emoção que recebi e li a belíssima Revista de Informação, Cultura e Turismo, LIMIANA. (…) Na época em que vivemos, quando (infelizmente!) os valores culturais e éticos que recebemos dos nossos antepassados são quase sempre esquecidos e submergem, abafados pelo materialismo que impera e tudo vence, é preciso muita coragem e abnegação para manter uma revista como a LIMIANA. Parabéns. (…) (Maria de Lourdes Brandão, escritora luso-brasileira, Rio de Janeiro, 22.11.2014)

- (…) Espero que a revista LIMIANA continue com a qualidade que sempre teve. É algo de excelente que se faz em Portugal. Infelizmente, não na maioria das coisas que se fazem e podiam fazer. Ode a quem faz bem, à revista LIMIANA e à CCPL também. Quem for correcto e não for egoísta ou invejoso enaltece sempre quem no que faz é primoroso. Vós sois. (Dr. António Pais de Almeida, 22.11.2014)

Publicado na Revista LIMIANA n.º 40, de Dezembro de 2014