terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A Limiana nos Media


Correlhã em destaque na “Limiana”

A revista “Limiana”, editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima desde Janeiro de 2007, tem dedicado especial atenção às freguesias do nosso concelho, com trabalhos abrangentes sobre os aspectos mais relevantes do seu património material e imaterial.
Ao logo dos quatro anos de vida da revista, foram sucessivamente publicados trabalhos sobre as freguesias de Vitorino das Donas, Gondufe, Moreira, Cabração, Labruja, Cepões, Arcos, Queijada, Fornelos, Calvelo, Estorãos, vila de Arcozelo, Rendufe e Bertiandos.
Entretanto, acaba de ser publicado o número 19 da “Limiana”, correspondente ao mês de Outubro, no qual é dado grande destaque à freguesia da Correlhã, uma das mais ricas e progressivas de entre as 51 que compõem o concelho de Ponte de Lima, num trabalho assinado por Rui Quintela.
Em complemento deste trabalho, é ainda publicado um artigo de José Velho Dantas sobre a tradicional Romaria da Senhora da Boa Morte, que continua a congregar diferentes gerações e onde o sagrado e o profano parecem andar de braço dado.
Neste número da “Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo”, também é dado destaque a D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, falecido no dia 4 de Junho passado, com revelações surpreendentes sobre as suas precárias condições de vida nos últimos anos, bem como à morte de António Manuel Couto Viana no dia 8 do mesmo mês, poeta vianense que foi presença assídua nas páginas da revista.

In: Jornal "Alto Minho" n.º 902, de 11 de Outubro de 2010
.
------------------------------
Bispo D. Carlos Pinheiro em destaque na “Limiana”


Acaba de ser distribuído o número 19 da “Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo”, relativa ao mês de Outubro de 2010, no qual é dado grande destaque a D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, falecido no dia 4 de Junho passado.
Em dois artigos assinados por Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo, e por Mário Leitão, seu antigo aluno no Externato Cardeal Saraiva, são apresentadas duas visões que se complementam entre si e que em conjunto homenageiam e revisitam a obra desta eminente figura da Igreja que, apesar de não ser natural do nosso concelho, deixa o seu nome indelevelmente ligado a Ponte de Lima, pelo seu legado pastoral, social, cultural, pedagógico e patrimonial.
Neste número da revista é igualmente evocado o poeta vianense António Manuel Couto Viana, falecido quatro dias depois de D. Carlos Pinheiro, e que, tal como este, também nutria grande afecto por Ponte de Lima. Como refere Ricardo de Saavedra neste artigo, a última homenagem em vida foi-lhe prestada em Lisboa, em 17 de Abril, pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, de que era Sócio Honorário, e pela “Limana”, revista que Couto Viana privilegiou com o seu talento e inultrapassável dedicação desde o segundo número, com a publicação da Oração de Sapiência proferida na Cerimónia de Entronização dos Confrades da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, realizada em 21 de Abril de 2007. Foi também colaborador regular de “O Anunciador das Feiras Novas”.
Merecem ainda especial referência na “Limiana” do mês de Outubro os artigos sobre a Romaria da Senhora da Boa Morte e sobre a Freguesia da Correlhã, para além de outros trabalhos sobre a Implantação da República em Ponte de Lima e a viagem cultural a Lisboa organizada pelo Museu dos Terceiros.

In: Jornal "Cardeal Saraiva" n.º 4355, de 8 de Outubro de 2010

-----------------------------
.

O Rotary e Júlio de Lemos em destaque na “Limiana”




Acaba de ser distribuído o número 11 da Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo, correspondente ao mês de Fevereiro, com o qual se inicia o seu terceiro ano de publicação.
Neste número da Revista Limiana é dado grande destaque ao Rotary Internacional e ao Rotary Clube de Ponte de Lima, num artigo da autoria de Fernando Calheiros, e ao escritor limiano Júlio de Lemos, director da Limiana – Revista Literária Pontelimense, publicada entre 1912 e 1917, num trabalho do poeta vianense António Manuel Couto Viana, recentemente galardoado pelo Município de Ponte de Lima com a Medalha de Mérito Cultural.
Neste número da revista, o Professor José Cândido Oliveira Martins assina um artigo sobre o Conde d’Aurora e o desenvolvimento da Ribeira Lima, a propósito do recente lançamento do livro Esparsos, Raros e Inéditos do Conde d’Aurora, merecendo ainda destaque o lançamento do livro Limia – O Rio do Esquecemento, editado pela Associação Cultural Civitas Limicorum, de Xinzo de Limia, e apresentado no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no passado dia 11 de Janeiro.
Merecem ainda referência os seguintes trabalhos desta edição da Revista Limiana: Lançamento do livro Bichos diversos em versos, do poeta Couto Viana, a Casa do Outeiro, o Senhor do Socorro, a Freguesia da Queijada e os cestos de Cabaços.

In: Jornal “Cardeal Saraiva”, n.º 4274, de 13 de Fevereiro de 2009


------------------------------
.

Revista “Limiana” entra no terceiro Ano

Acaba de ser distribuído o número 11 da Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo, correspondente ao mês de Fevereiro, com o qual se inicia o seu terceiro ano de publicação. Neste número da Revista Limiana é dado grande destaque ao Rotary Internacional, ao Rotary Clube de Ponte de Lima e ao escritor limiano Júlio de Lemos, director da Limiana – Revista Literária Pontelimense, publicada entre 1912 e 1917. Neste número da revista, o Professor José Cândido Oliveira Martins assina um artigo sobre o Conde d’Aurora e o desenvolvimento da Ribeira Lima, a propósito do recente lançamento do livro Esparsos, Raros e Inéditos do Conde d’Aurora, merecendo ainda destaque o lançamento do livro Limia – O Rio do Esquecemento, editado pela Associação Cultural Civitas Limicorum, de Xinzo de Limia, e apresentado no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no passado dia 11 de Janeiro.

In: Jornal “Alto Minho” n.º 744, de 12 de Fevereiro de 2009

----------------------------------------

Blogue da revista Limiana

Alertados por um dos últimos post's do blogue Parar para Pensar ficamos a saber que a Limiana - Revista de Informação, Cultura e Turismo, tem um blogue próprio.
A Limiana, projecto da Casa do Concelho de Ponte de Lima, não é apenas uma revista da diáspora limiana em Lisboa, mas sim uma revista feita para todos os limianos e amantes de Ponte de Lima.



----------------------------------------

.
Revista Limiana completa dois anos de vida

A terminar o segundo ano de publicação, foi já distribuído o número 10 da Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo, correspondente ao mês de Dezembro de 2008, no qual é dado especial destaque ao Museu dos Terceiros de Ponte de Lima, num artigo da autoria do coordenador do museu, Prof. Doutor Brochado de Almeida, ilustrado com fotografias de Amândio de Sousa Viera.


Com uma capa de grande beleza, alusiva ao Museu, ilustrada com a imagem do Retábulo da Senhora da Graça, a revista apresenta a história do conjunto arquitectónico formado pela Igreja de Santo António dos Frades e pela estrutura física daquela que foi a Ordem Terceira de São Francisco em Ponte de Lima, cuja origem remonta ao século XV, quando era alcaide-mor desta vila Leonel de Lima, 1.º Visconde de Cerveira. Para além do património arquitectónico, é dado igualmente destaque ao valioso espólio que integra este museu de arte sacra, constituído, nomeadamente, por azulejaria, talha, móveis, escultura religiosa, pintura, ourivesaria e tecidos.
Neste número da revista, Daniel Campelo, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, assina um artigo sobre educação, enquanto que Cláudio Lima se debruça sobre a poesia e a pintura da limiana Fátima Meireles, na habitual “Página Literária”.
Merecem igualmente destaque neste número da Revista Limiana as apresentações dos livros “Os Despautérios do Padre Libório e outros contos pícaros”, de António Manuel Couto Viana, e “As Condições Naturais e o Território de Ponte de Lima”, integrado nas publicações do Projecto Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade, a reedição do livro “Filosofia da Existência”, de Domingos Tarroso, o Concurso “Ponte de Lima – Jardins, Arte e Inovação”, iniciativa do Município de Ponte de Lima que consiste em embelezar as janelas, varandas, espaços comerciais e canteiros do Concelho, e o habitual trabalho sobre as freguesias de Ponte de Lima, desta vez dedicado à freguesia de S. Pedro d’Arcos, da autoria do seu Presidente da Junta, Noé Gonçalves de Castro.
João Gonçalves, Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima, faz um breve balanço dos primeiros seis meses do seu mandato à frente dos destinos desta associação regionalista, sendo ainda divulgadas as suas últimas actividades, com destaque para o Almoço Convívio de Limianos em Lisboa, a Desfolhada Minhota, a Festa de S. Martinho, a conferência realizada na sua sede sobre o Parque Biológico das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, pelo Dr. António Mário Leitão, e a participação no primeiro encontro das Casas Regionais em Lisboa.
Entre outros trabalhos desta edição da Revista Limiana, é ainda evocado o 25.º aniversário da II Série de “O Anunciador das Feiras Novas”, coordenada por Alberto do Vale Loureiro, divulgado o Moinho de Estorãos, na rubrica “Solares de Portugal”, e rememorado o jogo dos pinhões, por Rui Quintela.
No Editorial, da autoria do director da revista, é abordada a conclusão do processo de alteração da lei-quadro das Regiões de Turismo, que culminou com a criação de cinco grandes áreas regionais de turismo (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e de seis pólos de desenvolvimento turístico (Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva).
A Revista Limiana, de periodicidade bimestral, é editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, associação regionalista de utilidade pública, sem fins lucrativos, com sede em Lisboa.
Conforme consta do seu Estatuto Editorial, a Limiana, para além de órgão informativo da Casa do Concelho de Ponte de Lima, procedendo, nomeadamente, à divulgação das suas iniciativas e actividades, assume-se como órgão informativo dos mais importantes e significativos acontecimentos de âmbito nacional ou regional que, pela sua especificidade, interessem especialmente ao público-alvo da revista, e bem assim como órgão de divulgação da cultura e de promoção do turismo, especialmente direccionado para as regiões do Minho e de Lisboa, pretendendo ainda constituir-se como espaço de debate e reflexão sobre o associativismo regionalista, a cultura, o turismo e outros temas de interesse para a Comunidade Limiana.
A revista é distribuída gratuitamente aos associados da Casa do Concelho de Ponte de Lima e posta à disposição do público em geral, através de assinatura e venda directa.

In: Jornal "Povo do Lima" n.º 2 (2.ª Série), de 22 de Dezembro de 2008.


----------------------------------------


Limiana




É nome de revista, regionalista e literária, ponto de encontro com a nossa gente que em Lisboa, cidade sempre distante, faz a sua vida.
Através dela transmitem sentimentos que nós, privilegiados por vivermos junto ao Lima, nem sempre sentimos com igual intensidade.
Nasceu em Janeiro de 2007, com uma bonita capa da autoria do Arq. Ovídio Carneiro. O seu n.º 1 é já uma pequena jóia procurada por muitos amigos da nossa cultura. Traz notícias de muitos acontecimentos, sobressaindo o lançamento de um CD, com os hinos de Ponte de Lima e da Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa, cantados pelo Orfeão Limiano, dirigido pelo Cónego Dr. Oliveira Fernandes, acompanhado pela Banda Sinfónica da P.S.P., sob a direcção do Maestro José Manuel Brito.
António Feijó, letra do Hino de Ponte de Lima, Cláudio Lima e Joaquim Mendeiros Pedro, autores do Hino da Casa do Concelho.
É um trabalho lindíssimo, que honra os autores, orgulha Ponte de Lima, que fica a dever este carinho à “Revista Limiana”, fruto do trabalho e dedicação de todos os que dão vida à Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa.
Em Julho de 1912 apareceu em Ponte de Lima uma revista com o mesmo nome, direcção de Júlio de Lemos e Severino de Faria, tinha a colaboração, entre outros, de António Feijó e Teófilo Carneiro. Também não tinha a sua sede na vila limiana, mas em Viana do Castelo onde era impressa na Tipografia José de Sousa.
Passados 95 anos, sem qualquer intenção em “plagiar” a antiga publicação, surge com o mesmo espírito a nova “Limiana”. É seu director o Dr. José Pereira Fernandes, que contagia com o seu entusiasmo. Herdeira da anterior da Casa do Concelho, “O Limiano”, que tendo sido uma revista digna, deixou espaço para a “Limiana”, que vem ao encontro de muitos outros valores que fazem parte da cultura limianista.
Aqui cabem as cores e a alegria do Rancho e dos Cavaquinhos da Casa do Concelho, as notícias da nossa “Pátria”, como lhe chamava o Cardeal Saraiva, a música e a poesia, os escritores de ontem e de hoje, os grandes da nossa cultura e os que pretendem comunicar, noticiar e dar expressão a tudo o que tenha a ver com este sentimento comum.
Será a saudade de quem vive e trabalha longe da sua terra e que fazem da revista “Limiana” prolongamento da alma limiana em Lisboa, que com todo o seu cosmopolitismo não consegue diluir o sentir dos que são por nascimento ou adopção de Ponte de Lima.
Publicação bimestral, já vai no seu oitavo número, este com uma reportagem do 4.º Festival Internacional de Jardins em Ponte de Lima, com a mensagem do novo presidente da Casa do Concelho, João Gonçalves, com escritos de Fernando Pessoa, António M. Couto Viana, Cláudio Lima, Salvato Trigo, Isabel Alçada, Franclim Sousa, Luís Esteves, Luísa Nunes, José Manuel Araújo, A. Sá Lima, João Carlos Gonçalves, José Lima e naturalmente do seu director José Pereira Fernandes, que é expressão de tanto esforço e vontade para ser possível esta belíssima publicação.

Amândio de Sousa Vieira
In: “O Anunciador das Feiras Novas”, Ano XXV, 2008, Pág. 176

----------------------------------------

2007 – Novas publicações periódicas

Em 2007, surgiram duas novas publicações periódicas, ligadas a Instituições que usam o nome de Ponte de Lima nas suas designações.
Por iniciativa da Casa do Concelho de Ponte de Lima, apareceu a “Limiana – Revista de Informação Cultura e Turismo”. Com forte dinamismo, sob a direcção de José Pereira Fernandes e Irene Vieira Rua, vai já no quinto número.
É a segunda “Limiana”: entre 1912 e 1917, chefiada por Júlio de Lemos e Severino de Faria, dois nomes que fazem parte do nosso património plumitivo, foi publicada a “Limiana – Revista literária pontelimense”.
Estas duas revistas têm em comum, para além do título similar, o facto de não possuírem a sua administração e redacção no território concelhio. A primeira partia de Viana do Castelo, onde os seus mentores estavam radicados, a actual chega-nos de Lisboa. Por certo, o tempo de que uma necessitava e a outra precisa para nos aparecerem, será também idêntico. Coisas das épocas que com as suas antíteses nos dão por um lado o que nos retiram pelo outro: chegamos mais depressa mas temos menos tempo.

José Sousa Vieira
7 de Fevereiro de 2008
In: http://limianismo.blogspot.com/

----------------------------------------

Limiana – Nova publicação periódica

Tomando a designação de Limiana e afirmando-se como uma revista de informação, cultura e turismo, foi editado o primeiro número desta nova publicação centrada na vida de Ponte de Lima e na entidade que lhe deu corpo, a Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa. A revista, dirigida por José Pereira Fernandes, inclui, neste número, reportagens sobre as comemorações do vigésimo aniversário da Casa do Concelho de Ponte de Lima, dando particular ênfase ao lançamento do CD com o Hino a Ponte de Lima e o Hino da CCPL, artigos sobre a actividade da associação, a terra limiana (segundo o olhar de Mário Leitão) e acontecimentos lisboetas. João Carlos Gonçalves publica um artigo intitulado "Weblogs à moda de Ponte de Lima", onde constitui um repositório (completo) dos blogues centrados em problemáticas limianas (encontrará referência a este espaço). A revista terá periodicidade bimestral e anuncia um leque de colaboradores interessante.

jcml
26 de Abril de 2007
In: http://anunciadordasfeirasnovas.blogspot.com/

----------------------------------------

Também para a história da imprensa limiana e atendendo a que existem publicações que, apesar de não terem nascido em Ponte de Lima, dizem respeito ao concelho limiano, como é o caso desta revista, devo registar o seguinte:
A revista Limiana, editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, cujo primeiro número promete vir a ser uma publicação de qualidade e de interesse, é a sucedânea do boletim "O Limiano" publicado por aquela Instituição regionalista nos anos mais recentes e cuja publicação cessou para dar lugar a esta.
Relativamente ao boletim "O Limiano", há a referir que se tratou principalmente de uma publicação para consumo interno da associação, graficamente pouco cuidada e de reduzida qualidade literária. Uma publicação que mereceu acabar!

Carlos Gomes
23 de Junho de 2007
In:
http://anunciadordasfeirasnovas.blogspot.com/

----------------------------------------

Casa do Concelho de Ponte de Lima – Revista “Limiana”

Já se encontra disponível a nova publicação periódica, designada de “Limiana”, que se assume como uma revista de informação, cultura e turismo. Esta foi criada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa, e é dirigida por José Pereira Fernandes.
No primeiro número, João Carlos Gonçalves publica um artigo intitulado “”Weblogs à moda de Ponte de Lima”, no qual resenha o perfil dos blogues ligados ao concelho limiano. Este blogue também aparece referenciado neste artigo.
A revista terá periodicidade bimestral e, no seu núcleo de colaboradores, apresenta um colaborador deste blogue, trata-se de Paulo Pereira, natural de Vilar do Monte e membro do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima, em Lisboa.



Paulo Sousa
4 de Junho de 2007
In: http://rendufe.blogspot.com/